Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 10 de julho de 2020
COVID-19: Editora UENP lança manual para atendimento
Primeira publicação da editora com ISBN

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Editora UENP) lançou, na quinta-feira, 2, seu primeiro título com ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de identificação de livros. A publicação do "Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP" é um importante passo para tornar público o conhecimento acadêmico-científico produzido pela Universidade. (Link para leitura ou download no final deste artigo)

O lançamento foi realizado através de uma reunião online que contou com a participação da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e do diretor da Editora da UENP, Thiago Alves Valente, além dos diretores de Campus e professores envolvidos no processo de produção do material e, também, na própria implementação da Editora da Universidade.

Segundo a reitora, este é um momento emblemático para a UENP, fruto do trabalho e da persistência de todos aqueles que se dedicaram para que a Editora fosse uma realidade. "Neste cenário de pandemia, estamos lançando um material com conteúdo precioso e que representa um marco para a UENP. Daqui a algum tempo, vamos poder nos orgulhar ao lembrar que, mesmo em meio a um período de restrições e distanciamento físico, fizemos a diferença na vida de muitas pessoas. A Editora evidencia um momento de crescimento da UENP. Um espaço para que nossos pesquisadores possam publicar a sua produção científica e contribuir, ainda mais, com o conhecimento", destaca Fátima.

O diretor da Editora ressalta que este é um momento histórico para a Editora, porque é a primeira publicação com ISBN que está sendo apresentada para o público acadêmico e para a sociedade em geral. Ele conta que a equipe da Editora está trabalhando na produção de outros títulos, incluindo livros financiados pela Fundação Araucária. "Diante do chamado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para contribuirmos na elaboração de um material que viesse ao encontro dos protocolos de atendimento da Central da UENP para a Covid-19, nós nos mobilizamos, alteramos nossos cronogramas e demos prioridades, a partir de então, para a publicação deste material. Trata-se de algo muito importante neste momento de pandemia. Esta publicação é a consolidação de todo o trabalho de uma editora recém-nascida", ressalta Thiago.

Durante a reunião, a professora Natália Maria Maciel Guerra Silva, uma das organizadoras da obra, agradeceu a todos os autores e pessoas que atuaram diretamente para que o lançamento fosse possível: "É tudo muito recente neste cenário que estamos vivenciando, e nós, enquanto Universidade, nos engajamos para aprender novas metodologias e tecnologias. Este Manual atende aos profissionais de saúde e aos nossos bolsistas que atuam

Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19

por meio da Fundação Araucária. Ou seja, é um material que agrega não só para a comunidade acadêmica, como também, para todos aqueles profissionais que estão envolvidos diretamente no enfrentamento e combate ao coronavírus".

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, a publicação do Manual sobre a Covid-19 demonstra o comprometimento dos professores com este momento. "Esta é a oportunidade para agradecer por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na Universidade. Hoje temos muitos atores envolvidos no combate à pandemia. O Manual é um material extremamente importante, rico em informações e que foi confeccionado a várias mãos".

Desde 2013, com a composição do primeiro Conselho Editorial, a proposta de criação da Editora da UENP vem sendo construída, comenta o diretor Thiago Valente. "Nos últimos dois anos, contando com o apoio da Reitoria para disponibilização de recursos humanos e da Fundação Araucária (nº 23/2018) para aquisição de equipamentos, a Editora tem iniciado sua nova fase, agora, com a efetiva produção editorial", disse.

Thiago Valente, diretor da Editora, explica que esta tem a função de dar publicidade tanto à produção acadêmica interna quanto à produção acadêmica científica que é realizada em parceria com outras instituições. "O trabalho editorial envolve, portanto, um tipo de qualificação do texto acadêmico. De algum modo, a Editora leva o autor a adequar, a repensar seu trabalho por meio de uma contribuição positiva. Ela contribui assim para a qualificação da produção. Tem a função, como toda editora universitária, de viabilizar a produção realizada dentro da Universidade, apoiando sobretudo os programas de pós-graduação, além de contribuir para o desenvolvimento regional", finaliza.

O Conselho Editorial é composto pelos professores Ilton Garcia da Costa, representante da área de Ciências Sociais Aplicadas; Márcio Luiz Carreri, de Ciências Humanas; Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, de Linguística, Letras e Artes; e Teresinha Esteves da Silveira Reis, de Ciências Agrárias. Na equipe executiva: Profa. Annecy Tojero Giordani, Assistente Editorial I (Editora-Chefe); Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires, Assistente Editorial II (Diagramação); Raquel Gamero (Produção de arte e revisão de língua estrangeira); Diná Tereza de Brito (Revisora). Também conta com Jean Arruda, estagiário de ensino superior responsável pela secretaria.

Assessoria de Comunicação Social

Clique para ler ou fazer download do Manual

Editora UENP

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn