Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 31 de julho de 2020
O Som da História: Programa radiofônico da FAFI, em 1977
A segunda edição foi ao ar em 7 de maio

No início de abril de 1977, Prof. Darci Ribeiro da Silva, diretor da FAFI na época, mencionou em conversa informal a necessidade da Faculdade possuir um meio eficiente para se comunicar com alunos e demais membros da comunidade na região. Da ideia ao surgimento do programa foi apenas um passo.

Nessa época, o rádio se apresentava como um veículo importante e único para comunicação eficaz e rápida, considerando-se que havia aparelhos de rádio espalhados por todas as cidades da região, em residências, lojas, lanchonetes e bares.

Waurides Brevilheri, gerente da Rádio Cornélio Procópio, ofereceu graciosamente um horário semanal: eram 30 minutos, aos sábados, ao meio-dia. O CECAVI - Centro de Comunicação e Audiovisual da FAFI, em colaboração com o Departamento Cultural da emissora, ficou encarregado da produção. Foi elaborado um esquema que foi mantido durante suas 68 edições, os 16 meses que foi ao ar, com variações apenas em ocasiões especiais.

Para cativar a audiência, o programa iniciava-se com música popular brasileira de qualidade, intercalando informações, fornecidas por diferentes setores da FAFI, e

tópicos noticiosos, com assuntos genéricos e novidades científicas, mas sempre visando os interesse de nossos acadêmicos e comunidade. Os programas eram pré-gravados em fitas minicassetes, fornecidas pelo professor Newton C. Braga, sendo toda a parte técnica executada por Wilson Ferreira Jacobsen, e finalmente arquivados no CECAVI. Infelizmente, restam apenas 32 programas.

O segundo programa preparado pelo CECAVI foi transmitido no dia 7 de maio de 1977 e pode ser ouvido clicando no "player".

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn