Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 5 de janeiro de 2021
Dra. Marlize publica "Química - uma reflexão didática para chamar de sua"
Direcionada especialmente aos professores iniciantes

Com muita satisfação, anunciamos boas novas para os professores de Ciências e, em especial, para os de Química. Está disponivel, na página da Editora Unijui, o livro "Química - Uma Reflexão Didática para Chamar de Sua", da querida professora aposentada e pesquisadora da UENP Dra. Marlize Spagolla Bernardelli. O livro – na forma impressa ou de e-book – pode ser encontrado clicando aqui.

A obra traz reflexões para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos acerca da Ciência, em particular os químicos, os quais são de difícil aceitação por parte dos educandos quanto a sua inteligibilidade. A obra é especialmente direcionada aos colegas professores iniciantes, para que essas reflexões sejam incorporadas em suas práticas docentes e que cada um possa repensar uma melhor articulação em sala de aula para mediar os conceitos científicos.

A Dra. Marlize destaca que as questões citadas na obra "são inerentes a todas as ciências, pois nem sempre se consegue tomar consciência de como e o que se aprende".

"Quando pensamos na Química, essas questões ficam mais controversas em razão da abstração, da linguagem e de suas representações." E enfatiza: "Diversos fatos do cotidiano escolar levaram-me a refletir a respeito da prática docente – inclusive a minha – e terminaram por suscitar algumas questões: De que forma os educandos aprendem? O que ensinamos tem significado para eles? Conseguem contextualizar o que aprendem no dia a dia? O

E foi aqui que tudo começou, na sala de aula (ou na cozinha), quando foi desenvolvida a dissertação do mestrado, em 2003

significado que passamos para nossos educandos a respeito de um determinado conteúdo é o mesmo que eles entendem?"

A principal motivação da professora Marlize ao escrever o livro foi despertar nos docentes o que sucedeu com ela mesma: refletir sobre sua prática docente e reavaliá-la, abrindo horizontes que tornem possível a aprendizagem prática e interessante dessa matéria importantíssima para nossa evolução. Sua obra representa uma nova e valiosa contribuição para a ainda escassa biblioteca especializada na área do ensino didático e pedagógico de Química.

Química - uma reflexão didática para chamar de sua
Lançamento: Janeiro de 2021
Páginas: 104
Editora Unijuí

S U M Á R I O
Unidade 1 - A Dinâmica Relação do Ensino e da Aprendizagem
Unidade 2 - Mediando Conceitos Científicos com Significados
Unidade 3 - Reflexões a Respeito do Ensino e do Aprendizado em Química
Unidade 4 - A Epistemologia da Química
Unidade 5 - Diferentes Olhares Para a Didática e Sua Mediação
Unidade 6 - Didática das Ciências e Didática Específica: Uma reflexão epistemológica, psicológica e pedagógica
Unidade 7 - A Didática da Química: Uma reflexão epistemológica, metodológica e específica
Unidade 8 - Reflexão Acerca da Avaliação na Disciplina de Química
Unidade 9 - Reflexões a Respeito das Características Propostas Para o Ensino da Química nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn