Cornélio Procópio, 30 de janeiro de 2021
"Encantar Para Ensinar", da Dra. Marlize, está na Estante Digital
Procedimento didático alternativo para o ensino de Química

Encantar Para Ensinar, da Dra. Marlize, está na Estante Digital

"Encantar Para Ensinar" tem a finalidade de apresentar um método de ensino alternativo sócio-interacionista, usando a modelagem como recurso metodológico e o "encantar" como técnica motivadora. A intenção é tornar o estudo da Química em algo prazeroso e atraente, eliminando ou reduzindo os problemas da falta de atenção, desmotivação e baixo rendimento escolar.

O resultado mais significativo de sua aplicação foi proporcionar aos estudantes a contextualização do conhecimento, transformando teoria em prática (e vice-versa), trazendo novos significados para atividades de sua vida cotidiana e, naturalmente, facilitando a integração à sociedade.

A realização da pesquisa surgiu da própria trajetória acadêmica e profissional da Dra. Marlize Spagolla Bernardelli, que sentiu a necessidade da aquisição de novos conhecimentos pedagógicos que auxiliassem no ensino efetivo de Química. Nas palavras da Dra. Marlize: "Diversos fatos nos levaram à conscientização de que deveríamos refletir sobre nossa prática didático-pedagógica e adotar outra postura no tratamento dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula."

O contato com outros professores do Ensino Médio mostrou que o problema dos alunos, na maior parte, é comum: falta de atenção, indisciplina, desmotivação, e dificuldade em assimilar os conteúdos estudados.

A indagação "por que grande parte dos alunos sente dificuldade para entender e aprender a Química de maneira satisfatória?" provocou cuidadosa reflexão, que levou a outra pergunta: "É possível motivar o aluno para torná-lo dedicado ao estudo da Química, p. ex., usando receitas culinárias?" (As perguntas podem ser aplicadas a qualquer disciplina

que, aparentemente, não tenha aplicação prática.) A escolha da preparação de alimentos como modelo didático alternativo para o ensino de Química foi por ser um procedimento corriqueiro.

Para começar a "encantar" o aluno, uma das premissas usadas foi sua efetiva participação na escolha dos conteúdos, o que já propicia um incentivo à criatividade e estimula a curiosidade, mas o grande "segredo" está no uso da afetividade como motivação.

A metodologia permitiu revitalizar a prática pedagógica, transformando o aluno num ser ativo e interessado, em sintonia com a realidade.

A edição eletrônica da íntegra do livro está disponível gratuitamente na Estante Digital da UENP-CCP. Boa leitura!

Desde que iniciamos a Estante Digital UENP-CCP, em fevereiro de 2014, este é o décimo-nono volume publicado em forma de e-book pela UENP, disponível para download gratuito. O objetivo principal da Biblioteca Digital UENP é a divulgação de obras de cunho educacional, histórico e cultural. Procuramos contribuir com produções originais e republicação de obras indisponíveis em livrarias para propiciar a difusão do conhecimento e da cultura para todos, e, de modo especial, para a comunidade acadêmica.