Cornélio Procópio, 27 de março de 2021
Memória: Em março, há 10 anos, palestra sobre o gótico na Lit. Bras.
Atividade do Grupo de Pesquisa CRELIT

Nestes tempos difíceis, tornados mais árduos e perigosos por conta de algumas mentes tacanhas que nos fazem lembrar os tempos do julgamento de Galileu Galilei (Eppur si muove), vale a pena nos lembrarmos de ocasiões mais felizes e produtivas, quando ainda não havia a radicalização ideológica, que condena iniciativas de médicos pioneiros que poderiam salvar vidas, "porque o medicamento não foi sacramentado (ainda) pela ciência" (É necessário fazer a pergunta: o que é ciência?). E, se pode salvar vidas, por que não usar?

A lembrança deste mês é sobre a reunião ordinária do Grupo de Pesquisa CRELIT, que propiciou ótima palestra sobre assunto muito interessante, mas pouco abordado na Literatura Brasileira.

Maurício César Menon fala sobre o gótico na literatura brasileira (27/03/2011)

O Grupo de Pesquisa CRELIT realizou em março, dia 25, mais uma reunião da Linha de Pesquisa 1, Literatura, cânone literário e tessituras do contemporâneo, com a presença dos professores pesquisadores na área.

Os objetivos foram organizar as atividades para 2011, incluindo os preparativos para a realização do II Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea – ENELIT, que acontecerá em agosto, uma promoção conjunta do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP-CP e do CRELIT.

Aproveitando a vinda do Doutor Maurício César Menon, da UTFPR de Campo Mourão, para a reunião, foi ofertada a palestra Influências do gótico na literatura brasileira aos alunos do curso de Letras e demais interessados pelo assunto. A palestra foi realizada no Anfiteatro do PDE, no campus universitário.

O tema tratado é área de investigação do professor Mauricio, que também é líder de um grupo de pesquisa em estudos da narrativa, em sua universidade.

A atividade foi muito positiva para os alunos, que puderem perceber toda a riqueza do tema, abordado com competência e propriedade pelo professor pesquisador do CRELIT.

Com informações da professora
Dra. Vanderléia da Silva Oliveira