Cornélio Procópio, 20 de maio de 2021
Em livro, o valor do Paraná Fala Idiomas em nossas universidades

Paraná Fala Idiomas

O Programa Paraná Fala Idiomas lançou na terça-feira, 18 de maio, um livro sobre a trajetória do projeto e sua contribuição para o fortalecimento da internacionalização nas Universidades Estaduais do Paraná. O programa, criado em 2014, visa o aprimoramento da comunicação científica e acadêmica em línguas estrangeiras nos cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos atendem apenas a comunidade universitária em diferentes níveis de conhecimento nas reas acadêmicas.

Intitulado “Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado” consiste em uma coletânea de textos escritos por professores, pesquisadores e estudantes para compartilhar suas experiências.

Criado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o programa é política de Estado pioneira no Brasil. “Somos referência nacional na difusão de línguas estrangeiras no ensino superior, formando profissionais cada vez mais preparados e

Aldo Bona, superintendente da SETI

apoiando o compartilhamento de estudos e pesquisas com as melhores universidades do mundo. O livro será histórico e deixará um legado de políticas públicas bem sucedidas”, destaca Aldo Bona, superintendente da SETI.

Eliane Segati Rios, coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas e professora da UENP, destaca que, além da formação em língua estrangeira, o programa contribui com o aumento das publicações internacionais e criação de novos programas de mobilidade Eliane Segatti Rios, coordenadora estadual do programainternacional: “A obra simboliza um instrumento de difusão e de reflexão sobre o papel fundamental do programa no desenvolvimento de uma sólida política linguística no Estado do Paraná. Nosso objetivo é inserir cada vez mais nossas universidades em um relevante contexto mundial, promovendo ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que ultrapassem as barreiras geográficas.”

Para fazer download do livro, clique AQUI.