Cornélio Procópio, 18 de junho de 2021
Reitora participa de inauguração da RedeComep de Ponta Grossa

Reitora Fátima durante inauguração da Rede Comep

A professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), participou, de forma virtual, na quarta-feira, 16 de junho, da inauguração do Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (RedeComep), de Ponta Grossa.

O evento também contou com Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Aldo Nelson Bona, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Luiz Gustavo Barros, coordenador da RedeComep Ponta Grossa.

RedeComep é um projeto de iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em cooperação com o MEC, e coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Constitui-se num sistema que congrega um conjunto de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, que operam, compartilham e mantêm uma ciberinfraestrutura de alto desempenho. Tudo funciona de forma colaborativa. O sistema base dessa

RedeComep de Ponta Grossa

infraestrutura é composto por uma malha de cabos óticos e permite a realização de experimentos e pesquisas, além de ter capacidade para suportar o funcionamento de serviços avançados de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). (Saiba mais aqui e aqui)

A cidade de Ponta Grossa foi escolhida para a 1ª inauguração do RedeComep em 2021, a iniciativa prevê a implantação de redes de alta velocidade na região, conectando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Hospital Universitário da UEPG, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa a cerca de 800 Instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa em todo o país.

Fátima parabenizou o reitor da UEPG por sempre buscar o desenvolvimento da Universidade e da região onde está inserida. “Este é nosso papel como gestores das Universidades, prova disso é esse grande avanço que trará a implantação da Rede na região, com tantos atores envolvidos, que são importantes no desenvolvimento da ciência e tecnologia no nosso estado."