Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 25 de junho de 2021
Livros de domínio público, gratuitamente, em formato de áudio
Romances, contos, poemas e muito mais

LibriVox é um grupo de voluntários que lêem e gravam textos em domínio público, criando audiolivros gratuitos para download numa livraria digital hospedada na Internet. Fundada em 2005, por Hugh McGuire, tem como objetivo fornecer "libertação acústica de livros em domínio público", gratuitamente.

A maioria dos lançamentos está em inglês, mas há muitos trabalhos em português e outros idiomas. LibriVox é afiliado ao Projeto Gutenberg, de onde obtém alguns de seus textos, e ao Arquivo da Internet (Internet Archive), entre outros, que hospeda suas ofertas.

Eis alguns dos autores disponíveis: Machado de Assis, Artur de Azevedo, João do Rio, Lima Barreto, Florbela Espanca, Camilo Castelo Branco, Raul Pompeia, Eça de Queiroz, José de Alencar, Cordélia Sylvia, Aluísio Azevedo, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Ana de Castro Osório, Joaquim Manuel de Macedo, etc.

Procure as obras de seus autores favoritos aqui, e recomende aos amigos, principalmente àqueles que tenham alguma deficiência visual. Este é outro objetivo do projeto, auxiliar as pessoas de idade e todos que tenham a visão, de alguma forma, prejudicada.

Como os livros são de domínio público, leitores e ouvintes devem ficar cientes de que muitos são antigos e podem conter linguagem ou expressões que podem ser, no melhor dos casos, antiquadas e, na pior, ofensivas.

Os voluntários do LibriVox gravam capítulos de livros que, em seguida, são disponibilizados como arquivos de áudio na rede. Todo o áudio é de domínio público, então pode-se usá-lo para qualquer propósito desejado. Os leitores são livres para escolher as obras que quiserem gravar. LibriVox se vê como uma biblioteca de audiolivros.

Ser voluntário no LibriVox é fácil e não requer

Machado de Assis - Frei Simão

nenhuma experiência com gravação, ou atuação ou oratória. Tudo que se precisa é um computador, um microfone, algum software de gravação gratuito e sua própria voz.

Todos os voluntários para ler são bem-vindos, com qualquer tipo de sotaque, contanto que possam se fazer entender. (Informe-se clicando aqui)

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn