Cornélio Procópio, 29 de setembro de 2021
UENP: 15 anos de muita solidez e credibilidade
As faculdades que viraram uma Universidade

Há 15 anos, em 28 de setembro de 2006, foi criada a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), reunindo as antigas instituições de ensino superior: Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (FAEFIJA), e Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (FUNDINOPI), que atualmente constituem os campi de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, onde também está situada a reitoria da Instituição.

Nesse percurso, a Universidade assumiu relevante posição na busca pelo desenvolvimento regional, estabelecendo diálogo importante com as demandas da sociedade, por meio de ações vinculadas ao ensino, pesquisa, cultura e prestação de serviços em 46 municípios do Norte do Paraná.

“Ano após ano, a UENP tem conquistado seu espaço e o seu protagonismo no desenvolvimento regional. Hoje, a Universidade se faz presente na vida de milhares de pessoas, que são assistidas por meio dos projetos de diversas áreas que estão ao alcance da comunidade”, ressaltou a Profa. Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP, e prosseguiu: “Tal protagonismo, preciso destacar, só é possível porque muitas pessoas - professores, agentes universitários e alunos - ao longo do caminho, trouxeram e trazem contribuições significativas”.

O superintendente da SETI (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), Aldo Nelson Bona, parabenizou nossa comunidade acadêmica pelos relevantes trabalhos desenvolvidos nesses 15 anos como Universidade, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná, especialmente da região Norte.

Nos últimos 15 anos, a UENP deu passos importantes para consolidação do ensino, sua vocação original, e ampliação da pesquisa, extensão, cultura e internacionalização. A Universidade conta atualmente com 27 cursos de graduação presencial e dois EaD, em diversas áreas de conhecimento, seis programas de mestrado e um doutorado, além de especializações presenciais e à Distância. A UENP forma por ano cerca de 1000 profissionais.

A reitora enaltece a rede colaborativa e as importantes parcerias que a Universidade estabeleceu. Hoje a UENP é filiada à APIESP (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), à Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), além de possuir convênios e parcerias com municípios e diversas instituições do setor privado e público.

A reitora Fátima Padoan agradece a todos que, de maneira direta ou indireta, contribuíram para a realização da história da Universidade: “Faço um agradecimento especial a todos os alunos que fizeram e fazem parte de nossa história, a cada um dos servidores, professores, agentes universitários e colaboradores que dedicaram e que dedicam a sua vida à Instituição”.

O Prof. Fabiano Gonçalves Costa, vice-reitor da UENP, recorda a luta de todos que cresceram junto com a Instituição. “A UENP é um patrimônio desta terra e do nosso povo. Nesses 15 anos, o trabalho realizado pela instituição contribuiu para melhoria da qualidade de vida da nossa gente, alcançando as pessoas para além das salas de aula, em questões como a educação pública, o meio ambiente, a cultura, a cidadania, os direitos humanos, a saúde pública, o empreendedorismo, a assistência jurídica, dentre outros, de diferentes públicos, desde crianças até idosos”, destaca.

O Prof. Fabiano Costa não deixou de enaltecer e agradecer o trabalho realizado pela comunidade acadêmica por todas as conquistas alcançadas nos últimos anos.

Texto: Assessoria Social da UENP

Prédio da reitoria da UENP, em Jacarezinho