Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 19 de janeiro de 2022
Reitora da UENP é a presidente do recém-criado CRUEP
Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná

Fátima é empossada presidente do CRUEP por Aldo N. Bona

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realizou na terça-feira (18/01) a instalação do CRUEP – Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná.

Nesse primeiro encontro, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP, foi eleita por unanimidade como presidente do conselho, composto por representantes das instituições estaduais de ensino superior, que foi instituído pela Lei Geral das Universidades (LGU), sancionada pelo governador Ratinho Jr. em dezembro de 2021.

Entre várias medidas, a LGU estabelece parâmetros de financiamento para as sete universidades estaduais do Paraná. O objetivo é assegurar equidade no subsídio financeiro repassado às instituições, partindo de metodologias públicas, transparentes e auditáveis. Aldo Nelson Bona, superintendente da SETI, destacou a importância da lei e destacou a autonomia das instituições.

A novel presidente do CRUEP, Fátima Ap. da Cruz Padoan, ressaltou seu compromisso com os interesses da comunidade acadêmica. O primeiro passo será a elaboração do regulamento do conselho de reitores, que deve ser redigido até meados de março.

Fátima, como reitora da UENP, também responde pela Presidência da Associação

Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, entidade que atua na promoção e representação político-institucional das universidades nas esferas governamentais municipal, estadual e federal.

Os presentes à solenidade

Durante a reunião do CRUEP, Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI, apresentou o projeto do estande que será instalado no Show Rural 2022, evento que será realizado entre 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel. O evento é uma das principais exposições do Brasil.

Os presentes à solenidade

Pesquisadores das Unioeste, da UEL, da Unicentro e da UENP vão expor pesquisas científicas e tecnológicas, voltadas ao aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. O objetivo é promover as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Estado.

“Projetos de biofungicida termoestável, cerveja artesanal enriquecida com bioativos para diabéticos e de controle biológico para ferrugem asiática da soja são alguns exemplos das iniciativas que serão apresentadas ao público”, destacou Marcos.

Com informações da
Assessoria de Comunicação Social da UENP

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn