Os acadêmicos do 1º ano do curso de Geografia, orientados pelo Professor Aécio Rodrigues de Melo, da disciplina de Fundamentos de Geologia e Pedologia, realizaram proveitosa pesquisa de campo com o objetivo de reconhecer in loco a estrutura geológica característica da área situada na transição do 2º Planalto, constituído de rochas sedimentares da idade paleozóica, para o 3º Planalto, de rochas magmáticas extrusivas e sedimentares de deposição eólica.
Para tanto, visitaram os municípios de Ribeirão Claro, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, especificamente, documentando os aspectos geológicos e pedológicos, mas cruzando por outras regiões que puderam ser observadas de passagem no trajeto.
Os alunos pesquisadores se debruçaram especialmente na observação da diversificada constituição geológica do município de Jacarezinho, que é formada por rochas argilíticas e areníticas das formações Rio do Rastro, Pirambóia e Botucatu, recobertas por rochas ígneas vulcânicas da Formação Serra Geral. Essas rochas formam as escarpas da borda da Bacia Sedimentar do Paraná, na sua porção superior, e são responsáveis pelo relevo em platôs e mesetas elevadas da região.
Os locais visitados mostraram evidências que comprovaram a base teórica do exposto, sendo estes a pedreira de arenitos da formação Botucatu (JKb), as pedreiras de argilitos, siltitos e arenitos do Grupo Passa Dois (PPD), a dobra tectônica, os diques de diabásio, a drenagem do Rio das Cinzas, seixos fluviais e os basaltos da formação Serra Geral (JKSG).
São recursos hídricos da área visitada os rios das Cinzas, Jacaré, Ouro Grande, Anhumas, Ribeirão Ourinhos, Bonito do Meio, Claro e Paranapanema.
Como recursos minerais puderam ser notados a extração de argila, de areia, britas de basalto, blocos rochosos do arenito silicificado da formação Botucatu, lajes de siltitos arenosos e exploração de siltitos argilosos pelas indústrias cerâmicas, etc.
Uma informação interessante derivada das pesquisas foi que a maioria dos rios da região corre sobre lajes e quase não possui areia, sendo que os principais fornecedores de areia para o Norte do Paraná são Salto do Itararé e Santana do Itararé, na divisa com o estado de São Paulo, ambos provenientes do Rio Itararé.
Como se pode depreender, uma pesquisa de campo muitíssimo proveitosa e extremamente enriquecedora às aulas de Fundamentos de Geologia e Pedologia. Prof. Aécio mereceu cumprimentos pela ótima e instrutiva iniciativa.
Com informações do
Prof. Aécio Rodrigues de Melo