Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 24 de fevereiro de 2022
Memória: Geologia e Pedologia no Norte Pioneiro do Paraná
Pesquisa de campo do 1º ano de Geografia, em 2004

Os acadêmicos do 1º ano do curso de Geografia, orientados pelo Professor Aécio Rodrigues de Melo, da disciplina de Fundamentos de Geologia e Pedologia, realizaram proveitosa pesquisa de campo com o objetivo de reconhecer in loco a estrutura geológica característica da área situada na transição do 2º Planalto, constituído de rochas sedimentares da idade paleozóica, para o 3º Planalto, de rochas magmáticas extrusivas e sedimentares de deposição eólica.

Para tanto, visitaram os municípios de Ribeirão Claro, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, especificamente, documentando os aspectos geológicos e pedológicos, mas cruzando por outras regiões que puderam ser observadas de passagem no trajeto.

Os alunos pesquisadores se debruçaram especialmente na observação da diversificada constituição geológica do município de Jacarezinho, que é formada por rochas argilíticas e areníticas das formações Rio do Rastro, Pirambóia e Botucatu, recobertas por rochas ígneas vulcânicas da Formação Serra Geral. Essas rochas formam as escarpas da borda da Bacia Sedimentar do Paraná, na sua porção superior, e são responsáveis pelo relevo em platôs e mesetas elevadas da região.

Os locais visitados mostraram evidências que comprovaram a base teórica do exposto, sendo estes a pedreira de arenitos da formação Botucatu (JKb), as pedreiras de argilitos, siltitos e arenitos do Grupo Passa Dois (PPD), a dobra tectônica, os diques de diabásio, a drenagem do Rio das Cinzas, seixos fluviais e os basaltos da formação Serra Geral (JKSG).

São recursos hídricos da área visitada os rios das Cinzas, Jacaré, Ouro Grande, Anhumas, Ribeirão Ourinhos, Bonito do Meio, Claro e Paranapanema.

Como recursos minerais puderam ser notados a extração de argila, de areia, britas de basalto, blocos rochosos do arenito silicificado da formação Botucatu, lajes de siltitos arenosos e exploração de siltitos argilosos pelas indústrias cerâmicas, etc.

Uma informação interessante derivada das pesquisas foi que a maioria dos rios da região corre sobre lajes e quase não possui areia, sendo que os principais fornecedores de areia para o Norte do Paraná são Salto do Itararé e Santana do Itararé, na divisa com o estado de São Paulo, ambos provenientes do Rio Itararé.

Como se pode depreender, uma pesquisa de campo muitíssimo proveitosa e extremamente enriquecedora às aulas de Fundamentos de Geologia e Pedologia. Prof. Aécio mereceu cumprimentos pela ótima e instrutiva iniciativa.

Com informações do
Prof. Aécio Rodrigues de Melo

Os acadêmicos de Geografia

Mapa da região da pesquisa de campo; em vermelho, as estradas percorridas

Intemperismo físico, químico e biológico - Esfoliamento esferoidal (acebolamento) do basalto (rocha magmática extrusiva) Intemperismo físico, químico e biológico - Processo de diaclasamento do basalto, em Ribeirão do Pinhal, PR
Intemperismo físico, químico e biológico - Diaclasamento do basalto, com oxidação das partículas de ferro e posterior formação de solo, no Mirante do Rio Cinzas, em Ribeirão do Pinhal Vales profundos esculpidos pela ação da água corrente - Visão panorâmica do relevo em Ribeirão do Pinhal, PR
"Stone line" - Linha de seixos rolados evidenciando paleo canal fluvial Dobra tectônica:
Dobramento tectônico com metamorfismo das rochas, em Ribeirão Claro
Dobra Tectônica - Detalhe do dobramento tectônico com metamorfismo das rochas Ponte Pênsil Alves Lima - 
Rio Paranapanema, divisa entre Ribeirão Claro, PR, e Chavantes, SP
Detalhe da Ponte Pênsil Alves Lima, no Rio Paranapanema, divisa entre Ribeirão Claro, PR, e Chavantes, SP Dique de diabásio da Era Mesozóica, inserido em rochas sedimentares paleozóicas - BR 153 - Trevo de Jacarezinho-Ribeirão Claro (PR)
Basalto diaclasado - Fundo do leito do Rio Paranapanema, divisa entre Ribeirão Claro, PR, e Chavantes, SP Rochas sedimentares de deposição eólica - Pedreira de arenito Botucatu
Formas de relevo típicas de Ribeirão Claro, PR - As maiores elevações são de arenito Botucatu Afloramento de rochas sedimentares: arenitos, argilitos e siltitos - Pedreira Toneti, Jacarezinho, PR
Drenagem encaixada em fraturas tectônicas, tipo baioneta, no Rio Cinzas, divisa entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, no Paraná Confluência do Ribeirão Corredeira com o Rio Laranjinha, divisa entre Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal, PR
Departamento de Geografia

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn