O Paraná Fala Idiomas lança edital para atuação no Projeto “Português como Língua Adicional", em apoio à vinda de cientistas ucranianas.
O projeto é uma ação do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI), em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Segundo a coordenadora estadual do PFI, Dra Eliane Segati Rios, "o projeto atuará de forma estratégica no acolhimento das cientistas ucranianas, bem como de seus dependentes, quando houver, para, por meio do idioma, facilitar a inserção cultural, linguística, social e acadêmica em nosso Estado".
O projeto selecionará, em nível estadual, sete bolsistas da área de Letras para atuação por tempo determinado no projeto “Português como Língua Adicional para Imigrantes”, ofertado de modo remoto. A seleção contemplará dois bolsistas na categoria de Orientador Pedagógico, com bolsa-auxílio, no valor de R $1.850,00 e cinco bolsistas na categoria de Profissional Graduado, com bolsa de R $2.500,00.
Os interessados devem acessar os editais para consultar requisitos e demais informações. As inscrições serão realizadas exclusivamente por
correio eletrônico, no endereço pfi@uenp.edu.br, até às 23h59min do dia 10 de abril de 2022.
PFI - É um Programa Estratégico da Seti, com apoio do Fundo Paraná, para dar suporte às ações de internalização da internacionalização, para desenvolvimento e fortalecimento da ciência e tecnologia. As sete universidades estaduais do estado do Paraná (UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, UENP e UNESPAR) participam do PFI.
Aproveite essa oportunidade para participar do acolhimento aos refugiados da Ucrânia. Para saber mais, leia os editais completos.
Com informações da
Coordenadoria de Relações Internacionais