Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Nelson Borges teve uma carreira profissional das mais brilhantes. Entre suas habilitações estão Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 1988; Mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina, em 1996; Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1999, e defendeu tese de pós-doutoramento na UFPR, sendo aprovado com distinção.
Nelson foi titular da disciplina "Instituições de Direito Público e Privado", na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP, atual UENP), de 1983 até sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos, em 2006. Nessa Faculdade, já havia sido aprovado em concurso de provas e títulos para a disciplina "Instituições de Direito Público e Privado", em julho de 1979, e para "Legislação Tributária", em julho de 1982.
Também lecionou "Direito Civil", na Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI), em Santo Antônio da Platina, e no curso de pós-graduação da Faculdade Dom Bosco, de Cornélio Procópio.
Na Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Cornélio Procópio, exerceu a vice-presidência em 1976 e no biênio 93-94, e a secretaria no biênio 85-86. Foi Assessor Jurídico da FAFICOP durante sete anos, de 1971 a 1978, e Procurador Jurídico do município por mais de sete anos.
Sua produção científica foi prolífica, tendo escrito várias dezenas de artigos em sua área de atuação para publicações como a conceituada Revista dos Tribunais, "Vexata Quaestio", da Associação Acadêmica da Universidade de Coimbra, "Jurisprudência Brasileira", "Revista de Direito Processual Civil - Genesis", entre outras.
Escreveu e publicou mais de dez livros, principalmente na área do Direito, como: "Da Cláusula Rebus Sic Stantibus à Teoria da Imprevisão", Livraria Minerva, em convênio com a Universidade de Coimbra, Portugal, 1988; "Direito Adquirido, Ato Jurídico Perfeito e Coisa Julgada - Considerações", Editora Juruá, Curitiba, 2000; "Instituições de Direito Público e Privado", FAFICOP, 2ª ed., 2006; "A Teoria da Imprevisão no Direito Civil e no Processo Civil", Malheiros, 2002; entre outros.
O Professor Doutor Nelson Borges nos honrou com seu espírito brilhante, sua capacidade e dedicação a seus inúmeros discentes. Ao querido mestre, que partiu aos 85 anos (faria 86 em maio), auguramos o merecido repouso eterno.
Família faz doação de livros ao município
O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu com alegria a doação de uma grande quantidade de livros feita pela família do professor, escritor e advogado Nelson Borges. Figura bastante conhecida na sociedade, Dr. Nelson sempre buscou o conhecimento, colecionando um valioso acervo profissional e literário.
As obras doadas ao patrimônio cultural do município contêm livros em diversas áreas do Direito, literatura, enciclopédias, coleções de matemática e de história geral, entre outros. Serão utilizados na Biblioteca Cidadã, somando-se a outras obras que integram as coleções da biblioteca, situada no interior da antiga rodoviária, área central da cidade.
"Um verdadeiro presente deixado por esse colega advogado e nosso particular amigo que infelizmente nos deixou. Um profissional exemplar que, ao longo de sua vida, atuou com brilhantismo