Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 17 de abril de 2022
Perdemos o Ilustre Doutor Nélson Borges
O mestre nos deixou em 28 de março

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Nelson Borges teve uma carreira profissional das mais brilhantes. Entre suas habilitações estão Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 1988; Mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina, em 1996; Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1999, e defendeu tese de pós-doutoramento na UFPR, sendo aprovado com distinção.

Nelson foi titular da disciplina "Instituições de Direito Público e Privado", na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP, atual UENP), de 1983 até sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos, em 2006. Nessa Faculdade, já havia sido aprovado em concurso de provas e títulos para a disciplina "Instituições de Direito Público e Privado", em julho de 1979, e para "Legislação Tributária", em julho de 1982.

Também lecionou "Direito Civil", na Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI), em Santo Antônio da Platina, e no curso de pós-graduação da Faculdade Dom Bosco, de Cornélio Procópio.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Cornélio Procópio, exerceu a vice-presidência em 1976 e no biênio 93-94, e a secretaria no biênio 85-86. Foi Assessor Jurídico da FAFICOP durante sete anos, de 1971 a 1978, e Procurador Jurídico do município por mais de sete anos.

Sua produção científica foi prolífica, tendo escrito várias dezenas de artigos em sua área de atuação para publicações como a conceituada Revista dos Tribunais, "Vexata Quaestio", da Associação Acadêmica da Universidade de Coimbra, "Jurisprudência Brasileira", "Revista de Direito Processual Civil - Genesis", entre outras.

Escreveu e publicou mais de dez livros, principalmente na área do Direito, como: "Da Cláusula Rebus Sic Stantibus à Teoria da Imprevisão", Livraria Minerva, em convênio com a Universidade de Coimbra, Portugal, 1988; "Direito Adquirido, Ato Jurídico Perfeito e Coisa Julgada - Considerações", Editora Juruá, Curitiba, 2000; "Instituições de Direito Público e Privado", FAFICOP, 2ª ed., 2006; "A Teoria da Imprevisão no Direito Civil e no Processo Civil", Malheiros, 2002; entre outros.

O Professor Doutor Nelson Borges nos honrou com seu espírito brilhante, sua capacidade e dedicação a seus inúmeros discentes. Ao querido mestre, que partiu aos 85 anos (faria 86 em maio), auguramos o merecido repouso eterno.

Família faz doação de livros ao município

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu com alegria a doação de uma grande quantidade de livros feita pela família do professor, escritor e advogado Nelson Borges. Figura bastante conhecida na sociedade, Dr. Nelson sempre buscou o conhecimento, colecionando um valioso acervo profissional e literário.

As obras doadas ao patrimônio cultural do município contêm livros em diversas áreas do Direito, literatura, enciclopédias, coleções de matemática e de história geral, entre outros. Serão utilizados na Biblioteca Cidadã, somando-se a outras obras que integram as coleções da biblioteca, situada no interior da antiga rodoviária, área central da cidade.

"Um verdadeiro presente deixado por esse colega advogado e nosso particular amigo que infelizmente nos deixou. Um profissional exemplar que, ao longo de sua vida, atuou com brilhantismo

Professor Doutor Nelson Borges
Da cláusula "Rebus Sic Stantibus" à Teoria da Imprevisão (Lisboa: Livraria Minerva, 1988) Direito Adquirido, Ato Jurídico Perfeito e Coisa Julgada (Curitiba: Juruá Editora, 2000)
Instituições de Direito Público e Privado (C. Procópio: FAFICOP, 1ª ed. 2001-2ª ed. 2006) A Teoria da Imprevisão no Direito Civil e no Processo Civil (São Paulo: Malheiros, 2002)
Manual Didático das Obrigações (Curitiba: Juruá Editora, 2006) Revisão das Convenções nos Ordenamentos Jurídicos (Curitiba: Juruá Editora, 2011)
Nas Veredas da Linguagem - Pronto-Socorro do Vernáculo (Sto. Antônio da Platina: FANORPI, 2013) Revisão Contratual - Conveniente (Des)Interpretação da Cláusula Rebus Sic Stantibus (Curitiba: Juruá Editora, 2017)

em áreas tão importantes para a sociedade. Agradecemos de coração por essa valiosa doação feita por sua família. Um material que certamente vai enriquecer ainda mais o acervo do município", enalteceu Hannouche.

Texto base do jornalista Ataíde Cuqui

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn