M E N S A G E N S
UENP - Campus de Cornélio Procópio
Notícias da UENP-CCP
Atualizada em 20 de março de 2015
Mensagens divulgadas na seção "Notícias da UENP-CCP"

ATUAL       2010       2009       2008

2009

Saiba tudo sobre o Aedes egypti – Dezembro de 2009

O documentário "Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça aos Trópicos" retrata o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela. Foi dirigido por Genilton Vieira para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). (vídeo)

Ver

Estranhas maravilhas do reino animal – Novembro de 2009

Curiosidades do mundo animal, mostrando criaturas bizarras que habitam terras e oceanos, como o polvo Dumbo; o Macaco-Narigudo; o axalote, exemplo de animal neotênico; o tatu Pichiciego-Menor, que tem apenas 10cm de cumprimento; a Toupeira-Nariz-de-Estrela, e outros. (slides)

Ver

Belíssimos! Bichos e fotos – Outubro de 2009

Uma coleção de imagens mostrando a riqueza da fauna em diversas situações, dinâmicas ou estáticas, e a beleza, a magestade e sensibilidade dos animais que habitam este mundo abençoado por Deus. (slides)

Ver

Algumas crianças gostariam que seus pais fossem animais – Setembro de 2009

Nem todas as crianças aproveitam os dias descuidados da infância. Infelizmente, quando as coisas começam a dar errado, as pessoas se desesperam, impotentes, incapazes de corrigir os danos. Nessas horas, principalmente, a violência pode se dirigir contra a criança como válvula de escape. (vídeo)

Ver

As espetaculares imagens do Universo – Agosto de 2009

O Telescópio Espacial Hubble (HST) é um grande telescópio para a luz visível e infravermelha, lançado em 1990. Pela primeira vez foi possível ver além da nossa própria galáxia e estudar estruturas do Universo desconhecidas ou quase. O Hubble deu nova visão do universo e proporcionou um avanço equivalente ao da luneta de Galileu Galilei no século XVII. (slides)

Ver

Frango a la carte – Julho de 2009

Em fevereiro de 2006, no 56º Festival Internacional do Filme de Berlim, os cineastas receberam convites para participar no concurso de "curtas" sobre o tema "Comida, Sabor e Fome". "Frango a la Carte" liderou o concurso, sendo aclamado o Curta Mais Popular. (vídeo)

Ver

"Hoje recebi flores..." – Junho de 2009

"Não é o meu aniversário nem um outro dia especial. Tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje." (slides)

Ver

A perseverança – Maio de 2009

"Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam; se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam..." (vídeo)

Ver

Grump e o acordo ortográfico – Abril de 2009

Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, considerou que "as divergências ortográficas só podem gerar confusões no público". O cartunista Orlandeli apresentou a situação de forma muito bem humorada usando seu personagem Grump. (slides)

Ver

Tenho pena do meu povo – Março de 2009

Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo, já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra. (vídeo)

Ver

Pessoas felizes dançando no planeta – Fevereiro de 2009

O que fazem essas pessoas? Dançam! Muitos seres humanos na Terra exibem períodos de felicidade e uma das maneiras de demonstrá-la é pela dança. Felicidade e dança transcendem os limites políticos e acontecem praticamente em todas as sociedades humanas. (vídeo)

Ver

A vida é persistente – Janeiro de 2009

Na guerra pelo progresso, o homem não mede esforços e as conseqüências dos seus atos. O importante é avançar. Numa batalha desigual, destrói insanamente os recursos naturais, essenciais à sobrevivência. A resposta da natureza pode até demorar, mas não falha. Às vezes, é imediata, intrigante ou mesmo desafiadora. Só precisamos interpretá-la.. (foto)

Ver

ATUAL       2010       2009       2008